PUBLICIDADE
Notícias

Mapa de votos da MP 665 revela que PT e PMDB contribuíram com 41% dos apoios

11:45 | 07/05/2015
O mapa da votação do texto base da Medida Provisória 665, aprovada nessa quarta, 6, à noite na Câmara dos Deputados, revela que a dupla PT-PMDB contribuiu com 41% do apoio à proposta que restringe o acesso a seguro-desemprego e abono salarial. Dos 252 votos a favor da MP, 104 foram dados pelas duas bancadas. Logo após a aprovação da medida, o líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), considerou como decisivo o apoio de ambos. Na primeira batalha decisiva em plenário do ajuste fiscal, o governo venceu por uma margem apertada, de 25 votos de diferença.

Desde o início da semana, o Palácio do Planalto trabalhou duramente para enquadrar a bancada petista, reticente em apoiar explicitamente as MPs do pacote fiscal (665 e 664). Após ameaça do PMDB de não votar a favor das propostas - o que poderia contaminar os demais partidos da base -, o PT deu 54 votos a favor, apenas um contra e houve ainda nove ausências. O PMDB, por sua vez, deu 50 votos de apoio, 13 contra e ainda três se ausentaram.

O potencial de voto dos dois partidos poderia ser maior, de 130 apoios, caso deputados que se posicionaram contra (1 do PT e 13 do PMDB) ou faltaram (9 do PT e 3 do PMDB) tivessem aderido ao governo.

A votação da MP 665 continuará nesta quinta com a apreciação de cinco destaques à proposta. Após essa análise, o texto seguirá para o Senado que tem até o dia 1º de junho, prazo que a MP perde a eficácia, para votá-lo.

Na base, a principal surpresa foi o PDT, que deu 19 votos contrários à primeira MP do ajuste fiscal. Após a votação e a declaração, revelada pelo jornal O Estado de S.Paulo, de que o presidente do partido, Carlos Lupi, acusou o PT de "roubar demais", o Palácio do Planalto ameaça retaliar e retirar o partido do Ministério do Trabalho, comandado por Manoel Dias.

Oposição

Quatro principais partidos de oposição - PSDB, DEM, PPS e Solidariedade - e o independente PSB deram 10% votos ao governo, com 27 apoios. PSDB e PPS, entretanto, não deram um único voto a favor, mas o DEM, com oito, e o Solidariedade, com um, ajudaram o governo. O PSB - que tem sido cortejado pelo Palácio do Planalto - votou maciçamente contra, com 22 votos para barrar a medida, e apenas sete favoráveis.

O trio de partidos do centro considerado irmãos na forma de atuação - PTB e PP e PR - votaram com dois perfis. PTB e PP praticamente se equilibraram. O primeiro deles deu 12 votos a favor e 11 contra, enquanto o segundo 21 favoráveis e 18 contrários. Por sua vez, o PR descolou da dupla ao garantir 27 votos para a MP 665 e apenas cinco contra.

TAGS