PUBLICIDADE
Notícias

Roberto Cláudio e Renato Roseno divergem sobre financiamento de campanha

Renato Roseno destacou que os empresários que hoje financiam as "campanhas milionárias", no futuro irão cobrar a fatura. Já Roberto Cláudio disse que não assume compromissos que não sejam republicanos, e garantiu a transparência dos seus gastos de campanha

10:34 | 12/07/2012
Os candidatos a prefeito de Fortaleza Renato Roseno (Psol) e Roberto Cláudio (PSB) discutiram financiamento público na campanha eleitoral de Fortaleza, durante debate na TV DN. Roseno lembrou que a campanha de Roberto é uma das que prevê maiores gastos - cerca de R$ 14 milhões - e criticou o envolvimento de empresários no processo sucessório.

"Quem paga a banda escolhe a música", afirmou, lembrando que os financiadores, posteriormente, irão "cobrar a fatura". O candidato perguntou ainda a Roberto Cláudio se ele irá divulgar quem são todos os financiadores de sua campanha.

Em resposta, o candidato do PSB afirmou que a tranparência na vida pública é um dos seus compromissos pessoais, destacando que todas dados da Assembleia Legislativa - presidida por ele - podem ser acessados em tempo real. E que o valor estabelecido para sua campanha poderá ser menor. "Esse é apenas um teto de gastos". E acrescentou: "Não assumimos compromissos que não sejam republicanos"

Disse ainda que seu governo será participativo e plural, com a criação de um conselho que reúna vários segmentos da sociedade. "Eles poderão exigir do governo compromissos claros".

Na tréplica, Roseno afirmou que não é possível falar em transparência no futuro se ela não existe no presente. "O financiamento privado polui a Política e a transforma em um grande negócio para manipular as mentes. Não aceitamos financiamento de empresário", destacou.
da Redação do O POVO Online

TAGS