PUBLICIDADE
Notícias

Deputados aproveitam prestação de contas para enaltecer candidatura de Roberto Cláudio

Por mais de duas horas, durante sessão da Assembleia Legislastiva, parlamentares da base aliada rasgaram elogios a Roberto Cláudio, defendendo que ele é o melhor nome na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Sobraram críticas para a gestão da prefeita Luizianne Lins

13:07 | 10/07/2012

Era para ser apenas uma prestação de contas dos últimos 18 meses de gestão na Assembleia Legislativa. Mas acabou se transformando em um ato para enaltecer a candidatura do presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), à Prefeitura de Fortaleza. Durante mais de duas horas, parlamentares da base aliada se revezaram para rasgar elogios ao candidato, destacando que ele seria o melhor nome para comandar a cidade pelos próximos quatro anos.

Roberto Cláudio iniciou a sessão - transmitida ao vivo pela TV e por rádio - listando alguns feitos de sua administração, como a informatização do processo legislativo e a implantação de um modelo de gratificação dos servidores por desempenho. Logo em seguida, anunciou para os parlamentares que iria dividir o papel de comandante do Parlamento com o de postulante à sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT). Em seguida, destacou que não estava ali para fazer campanha, mas para dar satisfações dessa decisão. "Houve a compreensão, dentro do PSB, de que era necessário se instituir um novo projeto de renovação da cidade de Fortaleza", defendeu.

Coube então aos demais parlamentares vender uma boa imagem do peessebista, aproveitando para criticar a atual gestão petista na Capital. Osmar Baquit (PSD) afirmou, por exemplo, que Fortaleza precisa de "oxigênio novo". "Precisamos sair dos postes que não têm luz para uma Fortaleza mais iluminada", disse, em referência ao candidato apoiado por Luizianne, Elmano de Freitas (PT). O deputado delegado Cavalcante (PDT) utilizou o mesmo mote: "São muitos os candidatos, mas são poucos os que têm a luz do poste acesa".

Mirian Sobreira (PSB), por sua vez, acabou se confundindo e atribuindo a Roberto o slogan de campanha do adversário Elmano de Freitas. "Vossa Excelência escolheu um lema muito bom que é cuidar das pessoas". Na verdade, o slogan do candidato do PSB é "Para Renovar Fortaleza".

O deputado Ely Aguiar (PSDC) aproveitou o momento para rechaçar uma afirmação da prefeita Luizianne Lins de que os partidos que apoiam a candidatura de Roberto o fazem porque são obrigados, ao contrário dos que estão ao lado de Elmano. "Eu acho que houve um equívoco grande por parte da prefeita. Houve um consenso em apoiar o candidato do governo, por entender que ele apresenta o melhor projeto para essa cidade", disparou.

Sobre o assunto, Roberto Cláudio afirmou que a aliança foi se construindo ao poucos, a partir de uma convicção de que é "fundamental para a cidade construir um novo projeto, que respeite as pessoas e que apresente propostas razoáveis, concretas, para mudar a vida da população dessa cidade".

Até deputados cujos partidos têm candidato à Prefeitura de Fortaleza elogiaram a candidatura do presidente da Assembleia. Foi o caso do deputado João Jaime, cujo partido, o PSDB, lançou o nome de Marcos Cals. "Não posso deixar de reconhecer o preparo intelectual e administrativo de Vossa Excelência, que faz uma presidência inovadora", disse. Mesma postura teve Patrícia Saboya, deputado eleita pelo PDT, partido que tem como candidato o deputado Heitor Férrer. "Vossa Excelência é um ser humano elevado, um homem de bem, que tem uma habilidade por vocação de congregar todos os colegas e toda a sociedade".

Já Inês Arruda (PMDB) disse ter certeza de que Roberto Cláudio será eleito. "Fortaleza vai ter o privilégio de tê-lo à frente dos destinos da cidade pelos próximos quatro anos", prevê. Tin Gomes (PHS), que já foi vice da prefeita Luizianne Lins, ressalou o amplo arco de alianças em torno do candidato do PSB. "Mesmo que essa unanimidade fosse burra, ainda assim servia", brincou.

Ivo e sua defesa efusiva

Mas foi o deputado Ivo Gomes (PSB) - ex-chefe de gabinete do governador Cid Gomes - quem fez a defesa mais efusiva da candidatura de Roberto Cláudio. "Vossa Excelência é a pessoa certa, na hora certa e no lugar certo". "Pessoa certa", segundo Ivo, pela "imensa capacidade de aglutinação" e pelo "preparo intelectual". "Vossa Excelência tem uma formação acadêmica profunda, é mestre e doutor em Saúde Pública no estrangeiro, e é importante essa formação no estrangeiro para mudar alguns paradigmas da gestão pública", defendeu.

Aproveitou para para alfinetar a atual gestão municipal: "Ninguém faz nada sozinho. Fortaleza está cansada de ser governador por patotas, grupelhos, que não têm humildade de reconhecer os erros e de ouvir ideias". Em seguida, completou: "Tenho certeza de que Fortaleza nunca mais será a mesma se eleger Vossa Excelência prefeito dessa cidade".

O único deputado a se diferenciar dos demais em suas falas foi Paulo Facó (PTdoB). Começou afirmando que estava muito atordoado com a notícia de que o cantor Tony Morais tinha acabado de ser assassinado com três tiros. Criticou então uma das áreas mais problemáticas do governo Cid Gomes: a segurança.

"Infelizmente a violência no nosso Estado está aumentando cada vez mais, apesar de todos os investimentos do governador Cid Gomes". Ele parabenizou a candidatura de Roberto Cláudio, mas ponderou que seu candidato é Elmano de Freitas.

da Redação do O POVO Online

TAGS