PUBLICIDADE
Notícias

Candidatos batem forte no ensino público de Fortaleza; Elmano sai em defesa

Foi destaca várias vezes que Fortaleza tem a segunda pior qualidade de ensino do Estado. Elmano afirmou que se tratava de uma mentira

11:10 | 12/07/2012
Durante o debate na TV DN, transmitido via Internet, todos os candidatos, com exceção de Elmano de Freitas (PT) - que é apoiado pela atual gestão - criticaram a Educação do Município, destacando que Fortaleza teria a segunda pior qualidade de ensino, segundo o Spaece-Alfa, sistema de avaliação do Governo do Estado.

Marcos Cals (PSDB), por exemplo, afirmou que não basta somente garantir merenda escolar, fardamento e mochila. "Precisamos de escolar padrão MEC, com laboratórios, bibliotecas, quadras de esporte", afirmou, destacando que a prefeitura tem em mãos cerca de R$ 800 milhões para o setor.

Elmano de Freitas, por sua vez, afirmou que resolver os problemas de educação na Capital “não é tão simples como alguns candidatos querem apresentar”. Garantiu que o ensino da Capital não é o segundo pior do Estado. "Isso é uma mentira. Antes apenas 30 escolas conseguiam alfabetizar bem seus alunos, hoje são 200", destacou.

Ele disse que sua primeira ação em relação à educação, caso seja eleito, será valorizar os professores. “Vamos fazer prêmios das melhores práticas dos professores, de todas as disciplinas e de todas as séries”, afirmou.

Destacando que tem experiência como secretário de Educação, o petista disse que investirá na formação continuada dos docentes e citou que mais de 60% dos professores do Município possuem especialização. Ele comentou sobre a atual gestão e disse que Fortaleza é a única cidade do Ceará que possui um plano de cargos e carreiras para os professores.

Porém, Elmano reconheceu que Fortaleza tem que “avançar muito” em educação e ponderou que esse é um problema complexo. Ele defendeu que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil seja destinado para a educação que os lucros advindos do petróleo na camada pré-sal também contemplem uma parte específica para a área educacional.
da Redação do O POVO Online

TAGS