PUBLICIDADE
Notícias

PCdoB comemora 90 anos durante sessão solene

Fundado em 1922, o partido viveu por 60 anos na clandestinidade, perseguido pelo regime militar, e dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75

11:02 | 16/03/2012

Para comemorar os 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a Câmara Municipal de Fortaleza realizou hoje sessão solene no plenário Fausto Arruda em homenagem ao partido, proposta da vereadora Eliana Gomes (PCdoB ).

Entre outras autoridades, participaram do evento político o senador Inácio Arruda, o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) e o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT). Lideranças de outros partidos também prestigiaram a sessão, a exemplo do presidente municipal do PSB, Karlo Kardozo. 

Durante sua fala, Inácio Arruda destacou a aliança nacional que envolve os partidos de esquerda e lembrou que, apesar das disputas naturais pelo poder, as siglas estarão sempre do mesmo lado, lutando por uma sociedade mais igualitária. 

Inácio Arruda fala sobre sua pré-candidatura à prefeitura de Fortaleza [VIDEO1]

Já Protógenes Queiroz lembrou que em breve será instalada a "CPI da privataria tucana", que irá investigar a venda de estatais para a iniciativa privada durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). "Queremos uma política qualificada, honesta e, sobretudo, comprometida com a coisa pública", destacou.

Eliana Gomes, evidenciando a trajetória de luta do partido por uma sociedade liberta, falou das conquistas no governo Lula e da presidente Dilma Roussef. A parlamentar relembrou a participação do PCdoB nas “Diretas Já” e na campanha “Petróleo é nosso”, ressaltando o crescimento do partido nas esferas de Governo.

Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, o PCdoB, no último Congresso, contava com 102.332 afiliados. Fundado em 1922, o partido viveu por 60 anos na clandestinidade, perseguido pelo regime militar, e dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. O partido tem como base as teorias científicas de Marx, Engels e Lênin, dentre outros revolucionários.
As comemorações pelos 90 anos do partido continuam também amanhã (17), com caminhada pelo Centro de Fortaleza a partir das 9 horas. A saída será do Comitê Municipal do PCdoB, na Avenida da Universidade.

com informações
da agência Câmara Municipal

TAGS