PUBLICIDADE
Notícias

Proposta institui política de saúde vocal para professores

Se aprovada, a política promoverá programas de prevenção de doenças da voz e atividades de reeducação vocal com fonoaudiólogos

17:32 | 13/02/2012

Tramita em caráter conclusivo na Câmara de Deputados projeto que institui a Política Nacional de Saúde Vocal, direcionada a professores de ensino público e privado no Brasil. De acordo com a proposta, a política se desenvolverá no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais da educação terão as condições de saúde da voz avaliadas por equipe interdisciplinar dotada de fonoaudiólogos, médicos, psicólogos e assistentes sociais.

Se aprovada, a política promoverá programas de prevenção, recuperação e de capacitação e possibilitará aos professores a realização de exames para a identificação de indícios de alterações na voz e possíveis patologias na laringe.

O projeto, apresentado pelo deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), será agora examinado pelas comissões de Educação e Cultura; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Em 2008, proposição semelhante já havia sido apresentada à Câmara, mas não chegou a se transformar em lei. Alguns estados possuem leis estaduais criando programas de saúde vocal para seus professores.

Redação O POVO Online

 

TAGS