PUBLICIDADE
Notícias

Irã diz que lançou satélite que não conseguiu entrar em órbita

08:50 | 15/01/2019
O Irã realizou nesta terça-feira ao menos um lançamento de satélites, apesar de críticas dos Estados Unidos. O satélite, contudo, não conseguiu entrar em órbita, de acordo com o ministro de Telecomunicações, Mohammad Javad Azari Jahromi. À TV estatal iraniana, ele comentou que o foguete que transportava o satélite Payam não conseguiu atingir a "velocidade necessária" no terceiro estágio do lançamento.

Jahromi disse que o foguete passou com sucesso no primeiro e no segundo estágios antes de ter problemas no terceiro. Ele não falou sobre o que causou o fracasso no lançamento, mas prometeu que os cientistas iranianos continuariam o trabalho. Teerã afirmou que planeja enviar dois satélites, Payam e Doosti, para entrar em órbita. Não está claro se o fracasso com o Payam afetará o tempo de lançamento do Doosti. Em seu perfil no Twitter, o ministro iraniano disse que "Doosti está à espera para entrar em órbita".

O Irã geralmente exibe conquistas espaciais em fevereiro durante o aniversário da Revolução Islâmica de 1979. Este ano marcará o 40º aniversário da revolução em meio à crescente pressão dos EUA contra o país persa. O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que os planos do Irã para enviar satélites para o espaço demonstram o desafio do país a uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que conclamou o Irã a não desenvolver atividades relacionadas a mísseis balísticos capazes de fornecer armas nucleares.

O país, contudo, insiste que os lançamentos não violam a resolução do conselho. Na última década, o Irã enviou vários satélites de curto prazo para o espaço e, em 2013, um macaco enviado pelos iranianos entrou em órbita. Os EUA e seus aliados temem que a mesma tecnologia de lançamento de satélites de Teerã posa ser usada para desenvolver mísseis de longo alcance capazes de transportar armas nucleares. Fonte: Associated Press.

Agência Estado

TAGS