Avião retorna após mulher ler 'descanse em paz' em celular de passageiro

Avião que partia de San Juan, em Porto Rico, com destino a Dallas, nos Estados Unidos, realizou pouso de emergência após alerta de passageira

22:55 | Jul. 13, 2025

Por: George Sousa
Imagem ilustrativa. Avião retorna aos EUA após alarme falso (foto: Joe Radele/AFP)

Piloto, tripulação e os 193 passageiros a bordo do voo da American Airlines que partia de San Juan, em Porto Rico, com destino a Dallas, nos Estados Unidos, foram surpreendidos com um retorno de emergência cerca de 30 minutos após a decolagem.

O avião voltou ao Aeroporto Internacional Luis Muñoz porque uma passageira leu uma mensagem considerada "suspeita" no celular de outro viajante.

Segundo informações do jornal local Primera Hora, a mulher havia observado que outro passageiro recebeu uma mensagem com a sigla "RIP" (abreviação em inglês para "Rest In Peace", que significa "descanse em paz" em português). Ela alertou a tripulação logo em seguida.

Piloto alerta ameaça para torre de controle do aeroporto

Diante desse cenário, o piloto indicou ameaça a bordo e pousou a aeronave. O Escritório de Explosivos e Segurança Pública de Porto Rico, porém, descartou quaisquer tipos de ameaças após uma apuração do caso, afirmando ser um alarme falso.

O passageiro, que recebeu a mensagem, explicou aos agentes locais que havia perdido um familiar no dia anterior e que a mensagem fazia referência ao falecimento, tanto que sua viagem foi motivada pela perda. O caso aconteceu na última quinta-feira, 3 de julho, mas ganhou repercussão internacional nesta semana.

Após todos os protocolos de segurança, o avião, que sofreu um atraso de três horas e meia, foi liberada e retornou suas atividades para o destino.

"O voo pousou com segurança em San Juan, e as autoridades funcionaram e liberaram a aeronave para decolar novamente", afirmou a American Airlines em nota. "A segurança é nossa maior prioridade e pedimos desculpas aos nossos clientes pelo transtorno", finalizou a companhia aérea americana.