EUA: Pentágono envia cerca de 3 mil soldados para fronteira com México

As forças chegarão ao longo da fronteira nas próximas semanas. Militares são enviados para a fronteira quase continuamente desde a década de 1990

19:39 | Mar. 01, 2025

Por: Agência Estado
Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth pediu componentes de uma equipe de combate da brigada Stryker e um suporte geral do batalhão de aviação para a missão (foto: OLIVER CONTRERAS/AFP)

O Pentágono está enviando cerca de 3 mil soldados da ativa para a fronteira dos Estados Unidos com o México, num momento em que o presidente americano, Donald Trump, busca reprimir a imigração ilegal e cumprir uma das principais promessas de sua campanha, informaram autoridades neste sábado, 1º.

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, pediu componentes de uma equipe de combate da brigada Stryker e um suporte geral do batalhão de aviação para a missão, informou o Pentágono. As forças chegarão ao longo da fronteira de cerca de 3 mil quilômetros (km) nas próximas semanas.

A declaração do Departamento de Defesa não especificou o tamanho da mobilização, mas foi estimada em cerca de 3 mil homens pelas autoridades, que não estavam autorizadas a discutir o assunto publicamente e falaram sob condição de anonimato.

Cerca de 9,2 mil tropas dos EUA já estão na fronteira sul do país, incluindo 4,2 mil mobilizadas sob ordens federais e cerca de 5 mil tropas da Guarda Nacional sob o controle de governadores.

As novas tropas irão "reforçar e expandir as atuais operações de segurança de fronteira para selar a fronteira e proteger a integridade territorial dos Estados Unidos", disse o Pentágono.

Trump está determinado a expandir o papel dos militares em seu esforço para fechar a fronteira e enviar imigrantes detidos de volta para seus países de origem.

Militares têm sido enviados para a fronteira quase continuamente desde a década de 1990 para ajudar a lidar com imigração, tráfico de drogas e crime transnacional.