UE: líderes boicotam reunião com Hungria após Orbán se reunir com Putin e Xi

Líderes da União Europeia protestaram nesta terça, 16, contra o que consideram ser o uso indevido da presidência rotativa do bloco pelo primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, com muitos boicotando uma reunião informal organizada pela Hungria.

As autoridades estão indignadas com o fato de Orbán ter feito viagens não anunciadas a Moscou e Pequim no início deste mês, no que chamou de uma "missão de paz" destinada a mediar o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. Orbán é acusado de manter relações próximas demais com o presidente russo Vladimir Putin.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os demais líderes da UE ficaram incomodados com falas de Orbán sugerindo que ele estava agindo em nome do bloco econômico durante as suas reuniões com Putin e o presidente chinês Xi Jinping. A Hungria ocupa a presidência rotativa do Conselho da UE de julho a dezembro de 2024.

O líder da Hungria também se encontrou na semana passada com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em seu complexo em Mar-a-Lago e expressou confiança de que Trump "resolveria" rapidamente o conflito.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UE/HUNGRIA/ORBÁN/PUTIN/XI/REUNIÃO/PROTESTO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar