Iceberg equivalente ao tamanho de São Paulo se desprende da Antártica

De acordo com glaciologista do British Antarctic Survey, o evento não possui ligação com as mudanças climáticas

19:38 | Jan. 25, 2023

Por: Gabriela Monteiro
O iceberg, de 1.550 quilômetros quadrados é maior que a cidade de São Paulo (foto: Divulgação/ British Antarctic Survey)

Um pedaço da plataforma de gelo Brunt, na Antártica, se desprendeu de uma plataforma formando um iceberg de 1.550 quilômetro quadrados, o equivalente ao tamanho da cidade de São Paulo, segundo informou o British Antarctic Survey (BAS) em nota nesta segunda-feira, 23.

Dominic Hodgson, glaciologista da BAS explicou que o evento não tem ligação com as mudanças climáticas e que o evento era esperado e que faz parte do comportamento natural da plataforma.

“Nossas equipes científicas e operacionais continuam monitorando a plataforma de gelo em tempo real para garantir sua segurança e manter a entrega da ciência que realizamos em Halley”, explicou Dominic em nota publicada no site oficial da British Antarctic Survey.

O iceberg se soltou de uma plataforma de gelo que fica próxima a estação científica britânica, em uma maré de primavera, conforme informações dos pesquisadores.

Imagens captadas por satélite mostram o que os cientistas explicam como uma “ruptura clara” da plataforma que possui espessura de 150 metros.

A rachadura conhecida como Chasm-1 se desenvolve e se estende por anos antes de abrir caminho, por meio de um triângulo, para que ela se libertasse no Mar de Weddell.

Há dois anos, outro iceberg se desprendeu da plataforma de Brunt. Este próximo a base científica de Halley, que foi realocada em 2016 pelo BAS para evitar que a base ficasse à deriva de um iceberg.