Mais de 80% da população de Tonga foi afetada pela erupção de vulcão e tsunami
A evacuação dos moradores das ilhas ainda está em andamento
18:22 | Jan. 19, 2022
Cerca de 84.000 pessoas, mais de 80% da população das ilhas Tonga, foram afetadas pela erupção do vulcão Tonga-Hunga Ha'apai e pelo tsunami subsequente, informou a ONU nesta quarta-feira, 19, acrescentando que as evacuações das ilhas estavam em andamento.
"Aparentemente, todas as casas foram destruídas na ilha de Mango e apenas duas casas permanecem na ilha de Fonoifua", enquanto "danos significativos foram relatados em Nomuka", declarou o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, em Nova York.
Leia mais
"A evacuação de pessoas dessas ilhas está em andamento", acrescentou.
Além das três mortes registradas até agora, "também foram relatados feridos", continuou o porta-voz sem especificar o número.
Entre as necessidades humanitárias mais urgentes estão água potável e alimentos, além da restauração das conexões de telefone e internet, especificou Dujarric.
"Os esforços de socorro foram intensificados, mas é difícil chegar a áreas remotas para avaliar as necessidades das pessoas e prestar assistência", completou Dujarric, referindo-se aos "desafios logísticos" e ao problema dos protocolos anticovid muito rígidos em Tonga, que podem complicar o envio de pessoal humanitário.
A ONU tem 23 funcionários no local, todos mobilizados para ajudar as vítimas da erupção do vulcão e do tsunami.
prh/vgr/ll/ag/am
Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui