Asteroide se aproxima da Terra hoje, 18: veja como assistir ao fenômeno

Um asteroide de um quilômetro de extensão realiza sua aproximação máxima com a Terra hoje, terça, 18. Embora considerado potencialmente perigoso, ele não apresenta nenhum risco de colisão. Veja como assistir ao fenômeno

10:30 | Jan. 18, 2022

Por: Mateus Brisa
O asteroide estará a quase 2 milhões de quilômetros da Terra. Sua próxima passagem ocorrerá apenas no ano de 2105. Veja como assistir ao fenômeno (foto: REPRODUÇÃO/PIXABAY)

Um asteroide de um quilômetro de extensão se aproxima da Terra, fazendo sua aproximação máxima com o planeta hoje, terça-feira, 18 (18/01). Catalogado (7482) 1994 PC1, o objeto é considerado potencialmente perigoso, embora não apresente nenhum risco de colisão.

Na primeira vez em que o asteroide se aproximou da Terra, em 1933, esteve a uma distância de 1,1 milhão de quilômetros. Dessa vez, a rocha estará a quase 2 milhões de quilômetros, equivalente a 5,15 vezes a distância média entre a Terra e a Lua. Sua próxima passagem ocorrerá apenas no ano de 2105. O POVO separou horário em que o asteroide se aproximará da Terra e como assistir à passagem. Confira:

Asteroide se aproxima da Terra hoje, 18: horário e como assistir

Às 18h51min (horário de Brasília) de hoje, o asteroide fará sua aproximação máxima com a Terra. Ele poderá ser observado desde antes disso, a partir das 17 horas. Embora não seja possível assistir a olho nu, o projeto The Virtual Telescope fará uma transmissão ao vivo do fenômeno. Clique aqui para assistir ou reproduza o player abaixo:

Para quem possui um telescópio, as condições climáticas devem ser o principal empecilho na observação do asteroide. Ele aparecerá na constelação de Peixes, perto de Urano e da estrela dupla Torcular Septentrional. O melhor horário para observar o objeto será às 20h30min, com céu escuro. A detecção do asteroide pode ser difícil; será possível perceber seu movimento em relação às estrelas.