Donald Trump concede indulto presidencial a Steve Bannon, que tem relações com clã Bolsonaro

Steve é entusiasta de Bolsonaro. Já chegou a chamar o presidente brasileiro de "líder", "brilhante", "sofisticado" e "muito parecido" com Trump

11:30 | Jan. 20, 2021

Foto publicada por Eduardo Bolsonaro durante encontro com o Steve Bannon, em 2021 (foto: Reprodução/Twitter)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, horas antes de deixar o cargo, concedeu indulto presidencial ao ex-aliado e estrategista de campanha Steve Bannon. O benefício significa o perdão da pena.

ACOMPANHE A POSSE AQUI

Estrategista da campanha de Trump em 2016 e do governo americano após a vitória, Bannon foi indiciado e preso em agosto de 2020, acusado de desviar dinheiro de uma campanha de apoio à construção de um muro na fronteira com o México. Ele foi solto após pagar fiança de US$ 5 milhões e aguardava o julgamento.

A lista foi divulgada pela Casa Branca na madrugada desta quarta-feira, 20. Além dele, mais de 70 pessoas, entre eles artistas conhecidos, foram beneficiados.

Steve Bannon é entusiasta do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Em entrevista à BBC News em outubro de 2018, Bannon descreveu Bolsonaro como alguém "líder", "brilhante", "sofisticado" e "muito parecido" com Trump.

Eduardo Bolsonaro, deputado e filho do presidente, publicou uma foto ao lado de Bannon em um prédio comercial em Nova York. "Certamente estamos em contato para somar forças, principalmente contra o marxismo cultural", disse Eduardo na época. As informações são da BBC News.

It was a pleasure to meet STEVE BANNON,strategist in Donald Trump's presidential campaign.We had a great conversation and we share the same worldview.He said be an enthusiast of Bolsonaro's campaign and we are certainly in touch to join forces,especially against cultural marxism. pic.twitter.com/ceHoui6FH5

— Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) August 4, 2018

Ao todo, Trump concedeu o perdão a 73 pessoas e comutou as sentenças de outras 70. A lista completa de beneficiados pode ser vista aqui. O indulto garante o perdão pleno para crimes federais.