Trump pede a apoiadores para que se mantenham pacíficos na invasão ao Capitólio

No dia em que a eleição de Biden deve ser confirmada, apoiadores de Trump confrontam forças policiais e cercam o Capitólio em portesto

17:29 | Jan. 06, 2021

Donald Trump pediu aos seus seguidores que se manifestassem contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro último (foto: Joseph Prezioso / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi ao Twitter nesta tarde para pedir a seus partidários que se manifestem apenas de modo pacífico, em meio a confrontos diante do Congresso americano. "Por favor apoiem nossa Polícia do Capitólio e as Forças de Segurança. Eles estão de fato do lado do nosso país. Permaneçam pacíficos!", pediu o atual líder.

Mais cedo, Trump participou de uma manifestação e criticou o que considera fraude na sua derrota eleitoral. No Capitólio, ocorria sessão para certificar a vitória do democrata Joe Biden na disputa pela Casa Branca, mas a sessão foi interrompida em meio aos protestos.

Vários prédios de escritórios do Congresso americano foram evacuados nesta quarta-feira, 6, enquanto apoiadores do presidente Donald Trump cercavam o Capitólio em protesto contra sua derrota, segundo imagens de jornalistas no local.

A polícia ordenou que os funcionários esvaziassem o edifício Cannon e outros escritórios vizinhos ao Capitólio, depois que Trump pediu a seus seguidores que se manifestassem contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro, o que ocorre esta tarde de quarta-feira, 6, em uma sessão conjunta do Congresso. A cerimônia de certificação seria uma formalidade, mas virou um ato político com os apoiadores de Trump.