PUBLICIDADE
Notícias

Rússia constrói grande base militar no Ártico

Instalações incluem depósitos de combustível, comidas e roupas. Alojamento deve abrigar 150 pessoas durante um ano e meio

16:55 | 20/10/2015

A Rússia está construindo uma grande base militar no Ártico, onde 150 soldados poderão viver de forma autônoma durante um ano e meio, anunciou nesta terça-feira o ministério russo da Defesa.

[SAIBAMAIS2]A construção da base, situada na Terra de Alexandra, no arquipélago da Terra de Francisco José, "está 97% finalizada", declarou o ministério em um comunicado. A base, denominada "Trevo Ártico", ocupa uma superfície de 14.000 metros quadrados e se divide em três partes. As instalações incluem amplos depósitos de combustível, comida e roupas, e "permitirão garantir um alojamento confortável e a execução do serviço para um grupo de 150 pessoas durante um ano e meio", acrescentou o ministério.

Os soldados poderão se deslocar entre as diferentes partes da base por corredores diversos cobertos que os protegerão do frio, em um local onde as temperaturas caem a 47 graus negativos no inverno.

A Rússia está reforçando sua presença militar nesta região rica em hidrocarbonetos, que também despertou o interesse de outros países, como Canadá e Noruega. Em setembro de 2013, o presidente russo, Vladimir Putin, tinha condenado a reabertura de uma base militar da era soviética no Ártico, que tinha sido abandonada nos anos 1990. Desde então, várias embarcações transportaram pessoal e material para esta base, situada no arquipélago das ilhas de Nova Sibéria, no leste do Ártico.

Em maio, a Rússia realizou manobras militares no Ártico e, em julho, o país modificou sua doutrina naval para insistir na importância estratégica da região.

AFP 

TAGS