PUBLICIDADE
Notícias

Pedidos de asilo na Hungria dobram em agosto

19:10 | 02/10/2015
O número de pessoas que buscam asilo na Hungria quase dobrou em agosto, à medida que o governo constrói uma cerca de arame farpado na fronteira para impedir que mais pessoas entre no país através da Sérvia, a agência de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat, divulgou nesta sexta-feira.

De acordo com a Eurostat, 92.265 pessoas pediram asilo em agosto, comparado com 49.250 em julho.

Dessa maneira, o número total de pessoas que buscaram proteção internacional na Hungria neste ano já chega a cerca de 207 mil.

A maioria das pessoas que chegam na Hungria viajam por terra através da Grécia e muitas tentam avançar dentro da União Europeia, para chegar em países como a Alemanha e a Suécia.

Nos primeiros seis meses desse ano, mais de 400 mil pessoas pediram asilo pela primeira vez em alguma das 28 nações da UE. Mais de um entre três - 154.055 pessoas - fizeram o pedido na Alemanha até junho. Outros principais países de destino são a Áustria, Itália, França e Suécia.

Na Grécia, aonde a maioria dos imigrantes entra na Europa e cujas guardas-costeiras e locais de acolhimento estão sobrecarregados, 5.480 pessoas entraram com pedido de asilo pela primeira vez na primeira metade de 2015.

Segundo a Eurostat, a maioria dos pedidos de asilo na UE, de abril a junho, quando aumentou o número de chegada de imigrantes devido ao bom tempo, foram feitos por sírios, com 21% dos números totais, 13% do Afeganistão e 8% da Albânia.

Enquanto a taxa de aceitação dos pedidos de asilo de sírios é relativamente alto - 95% foram reconhecidos como refugiados em 2014 - cerca de 8% de pedidos de cidadãos da Albânia são aceitos.

Os dados divulgados pela Eurostat são fornecidos pelos governos ou ministérios. Eles se referem às pessoas que buscam proteção internacional devido a um conflito ou violência em seu país, não aquelas que viajam para a Europa em busca de empregos ou para encontrarem-se com suas famílias. Fonte: Associated Press.

TAGS