PUBLICIDADE
Notícias

Palestinos pedem força de proteção da ONU

Projeto pede a retirada de forças de segurança israelense das zonas de enfrentamento. Postos de controle estão sendo instalados para evitar ataques contra israelenses

17:45 | 14/10/2015

Os palestinos querem que as Nações Unidas considerem enviar uma força internacional de proteção em Jerusalém oriental para ajudar a conter a violência, informou nesta quarta-feira seu representante na organização, Riyad Mansur.

A proposta será incluída em um projeto de resolução que tem como objetivo distender a situação após semanas de enfrentamentos entre Israel e palestinos, que será apresentado pelos países árabes. O projeto de resolução pedirá a retirada das forças de segurança israelenses das zonas de enfrentamento e o envio de uma força de proteção ao redor da mesquita de Al Aqsa, na parte antiga de Jerusalém, onde os palestinos acusam Israel de planejar uma divisão da esplanada.

[SAIBAMAIS2] "Pensamos que devem ser enviados para cá observadores ou uma força internacional para garantir o statu quo e para proteger os palestinos que vão rezar", diz Mansur. "A situação torna necessária uma proteção para o nosso povo nos territórios ocupados, a começar pela cidade velha de Jerusalém e a mesquita de Al Aqsa", acrescentou.

Os países árabes manterão na quinta-feira uma reunião para decidir se pedem uma sessão de emergência do Conselho de Segurança sobre as crescentes tensões na Cisjordânia e em Jerusalém. Uma reunião ordinária do Conselho de Segurança sobre o Oriente Médio será realizada na próxima semana.

Israel começou nesta quarta-feira a instalar postos de controle nos acessos aos bairros palestinos de Jerusalém oriental, em uma tentativa de deter a atual onda de ataques contra cidadãos israelenses.

AFP

TAGS