PUBLICIDADE
Notícias

Grandes petroleiras prometem aderir à luta contra mudanças climáticas

Iniciativa permitiria limitar a 2ºC o aumento da temperatura em comparação à era pré-industrial. Companhias apresentarão plano na próxima COP21, em dezembro

14:20 | 16/10/2015

Dez das maiores companhias de petróleo e gás do mundo se comprometeram nesta sexta-feira a multiplicar iniciativas e investimentos para lutar contra as mudanças climáticas, frente à próxima Conferência sobre o clima (COP21) em Paris.

As companhias, que são responsáveis por um quinto da produção mundial de hidrocarbonetos, advogam por "um acordo efetivo" que permita limitar a 2°C o aumento da temperatura em comparação à era pré-industrial, objetivo proclamado da Conferência que ocorrerá no começo de dezembro em Paris.

[SAIBAMAIS2]"É um desafio para toda a sociedade estamos nos comprometendo a cumprir a nossa parte", afirmaram em um comunicado conjunto os dez gigantes petroleiros, entre os quais estão a mexicana Pemex e espanhola Repsol, assim como a BG Group, Eni, Reliance Industries, Saudi Aramco, Shell e Total.

"Nos anos que estão por vir iremos reforçar nossas ações e investimentos de forma coletiva para contribuir com a redução da intensidade dos gases do efeito estufa" com o uso da matriz energética global, continuam. As promessas foram recebidas com ceticismo por parte das organizações de defesa do meio ambiente.

"Os incendiários não são bons bombeiros", declarou Charlie Kronick, do Greenpeace, para quem a Conferência de Paris deverá permitir um progresso rumo a um modelo de energia totalmente renovável até 2050. 

AFP 

TAGS