PUBLICIDADE
Notícias

EUA e Rússia vão se reunir para discutir formas de evitar colisões aéreas

14:00 | 01/10/2015
Autoridades do Pentágono planejam se reunir com oficiais russos ainda nesta quinta-feira, em um esforço para evitar colisões aéreas e outros desastres entre as forças militares da Rússia e dos Estados Unidos na Síria, disse um oficial norte-americano. Hoje, Moscou realizou o segundo dia de ofensivas no país.

As reuniões, que serão realizadas por videoconferência, vêm em meio a crescentes tensões sobre a decisão de Moscou de bombardear a Síria, em defesa do regime de Bashar al-Assad. Mas em vez de atacar os jihadistas do Estado Islâmico, como a Rússia disse que faria, os militares atacaram regiões que não estão sob domínio do grupo, incluindo uma área frequentada por opositores do governo sírio.

Os oficiais americanos afirmaram que existem três níveis de colaboração a serem discutidos. O primeiro - e mais provável - consiste na tomada de medidas por parte ambos os países para evitar a sobreposição de operações por meio de um sistema de troca de informações ou a simples observação dos movimentos.

Um acordo mais formal seria a comunicação rotineira sobre quando e onde as operações vão acontecer, embora sem compartilhar informações sobre metas e objetivos. Isso implicaria em uma série de telefonemas e e-mails para assegurar que ambas as forças entendam os movimentos um do outro.

Também será discutida a possibilidade de uma coordenação entre as duas forças militares - o que é pouco provável que aconteça, já que seria necessária uma colaboração completa onde oficiais de cada lado seriam usados para compartilhar informações e objetivos específicos. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS