PUBLICIDADE
Notícias

Estado Islâmico e grupos extremistas têm causado estragos no mundo, diz EUA

16:10 | 14/10/2015
A ascensão do Estado Islâmico e de movimentos extremistas associados têm causado estragos em liberdades religiosas no Oriente Médio e em outros lugares, uma vez que governos fracos são relutantes ou incapazes de intervir, de acordo com um novo relatório do Departamento de Estado dos EUA sobre a liberdade religiosa internacional.

O Estado Islâmico tem prosseguido com uma prática de tentar "eliminar membros de qualquer grupo que não concorde com sua interpretação violenta e destrutiva", disse o relatório.

A avaliação anual, divulgada nesta quarta-feira, abrange o ano de 2014 e é o primeiro desde que o Estado Islâmico começou a capturar extensões de terra no Iraque e na Síria e aliando-se com os grupos militantes no Oriente Médio, norte da África e em outros lugares.

Ao apresentar o relatório, o secretário de Estado, John Kerry, disse que, ao contrário de anos anteriores, atores não-estatais são agora os principais perseguidores das minorias religiosas.

Em agosto de 2014, o presidente Barack Obama em agosto de 2014 autorizou ataques militares perto do Monte Sinjar, no Iraque, para ajudar a proteger os membros da minoria religiosa Yazidi, que enfrentou possível genocídio.

Desde a ascensão do Estado Islâmico, milhares de pessoas foram deslocadas, enquanto outros foram mortos, sequestrados e abusados, disse o relatório, observando a destruição de locais religiosos da região.

Os EUA também expressaram preocupação de que os países estão cada vez mais citando a luta contra o terrorismo e o extremismo como desculpa para impor restrições religiosas.

Em todo o mundo, o anti-semitismo continua a ser "um grande problema", disse o relatório, citando um aumento de incidentes anti-semitas, particularmente na Europa Ocidental.

Como os EUA estão tentando trazer uma solução política para quatro anos e meio de guerra civil na Síria, o relatório criticou o presidente sírio, Bashar al-Assad, para a promoção de uma narrativa sectária que provocou um aumento nos ataques por motivos religiosos.

O relatório também observou o avanço do grupo militante Boko Haram sobre a liberdade religiosa na Nigéria, Camarões, Chade e Níger; as restrições da China sobre os muçulmanos uigures; e uma operação contra igrejas cristãs sancionadas pelo Estado e aumentando a perseguição das minorias religiosas na ocupação da Crimeia da Rússia. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS