Croácia legaliza maconha para fins medicinais
O país liberou a prescrição médica do uso da erva para pacientes com doenças como a esclerose múltipla, o câncer, a epilepsia e Aids.

Mais um país europeu abre caminho para o uso da maconha para fins medicinais, trata-se da Croácia. Segundo a imprensa croata, em matéria publicada no portal Terra, o país liberou a prescrição médica do uso da erva para pacientes com doenças como a esclerose múltipla, o câncer, a epilepsia e Aids nesta quinta-feira.
A maconha para uso medicinal será manipulada e ofertada por oito empresas farmacêuticas registradas pelo governo croata. Segundo a legislação da Croácia, a quantidade de Tetraidrocanabinol (THC), a ser receitada não poderá ultrapassar 750 miligramas por mês. A substância THC tem propriedades sedativas, antiinflamatórias, antialérgicas e promove o relaxamento muscular.
O Ministério da Saúde da Croácia ressalta que o uso da maconha para uso medicinal não cura as patologias, mas pode trazer alívio de sintomas de doenças graves e alívio de dores crônicas. O governo da Croácia alerta que o cultivo da maconha em casa continuará sendo ilegal e que para ter usá-la para os fins medicinais é ter uma receita médica.
De acordo com a medicina, a Canabis alivia o sofrimento causado pelo tratamento da quimioterapia, pois diminuiu as crises de náusea e vômitos. Para os portadores da Aids , a erva ajuda como estimulante de apetite. Já para que sofre de glaucoma, doença que faz com que a pressão no olho aumente, o THC presente na maconha ajuda a diminuir essa pressão na órbita ocular e controla a ação dos líquidos que correm na córnea e na íris.
Médicos alertam também que por mais que a maconha tenha propriedades medicinais, o uso indevido da erva pode trazer complicações para a saúde. O uso indiscriminado da maconha pode causar perda de memória, agravamento de sintomas da esquizofrenia, disfunção erétil, esclerose múltipla e encolhimento do cérebro.
Redação O POVO Online