PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Norte rejeita negociações sobre acordo nuclear e pede acordo de paz

As Coreias do Sul e do Norte tecnicamente continuam em guerra, mas sob uma trégua que encerrou o conflito ocorrido de 1950 a 1953

17:53 | 17/10/2015
A Coreia do Norte rejeitou neste sábado, 17 (domingo pelo horário local), novas negociações sobre o seu programa nuclear e pediu um acordo de paz com o país vizinho. O presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o sul-coreano Park Geun-hye disseram na sexta-feira estavam prontos para se comprometer com Pyongyang se o país concordasse em desistir de suas armas nucleares.

No entanto, o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte afirmou que qualquer negociação sobre seu programa nuclear está fora de cogitação até que a trégua do conflito, assinada em 1953, seja substituída por um acordo de paz.

"Nenhuma questão que possa interessar os países, incluindo os EUA, será discutida até que seja concluído, antes de mais nada, um acordo de paz", disse o ministro em um comunicado divulgado pela imprensa estatal.

"Se os EUA insistirem em sua política hostil, eles só verão o reforço ilimitado do capacidade nuclear da Coreia do Norte e o crescimento de suas Forças Armadas revolucionárias", acrescentou.

As Coreias do Sul e do Norte tecnicamente continuam em guerra, mas sob uma trégua que encerrou o conflito ocorrido de 1950 a 1953.

AFP










TAGS