PUBLICIDADE
Notícias

Canadá inicia votação para renovar Legislativo

Eleitores decidem se estendem o governo de Stephen Harper ou abrem espaço para liberais. Partido Liberal lidera as pesquisas

13:15 | 19/10/2015
NULL
NULL

As primeiras das 65.000 assembleias de voto abriram nesta segunda-feira na costa leste do Canadá, onde os eleitores vão escolher entre estender o governo do primeiro-ministro conservador Stephen Harper ou confiar as rédeas do país aos liberais ou social-democratas.

Nas três províncias do Atlântico - Nova Escócia, Ilha do Príncipe Eduardo e Nova Brunswick - os centros de votação abriram às 8H30, trinta minutos após Terra Nova e Labrador, mais ao norte, onde 400.000 pessoas estão matriculadas.

Após 78 dias de campanha eleitoral, o Partido Liberal de Justin Trudeau terminou liderando as pesquisas, de acordo com uma pesquisa divulgada domingo à noite. Com 43 anos, o filho do ex-primeiro-ministro Pierre Elliott Trudeau, poderia derrotar Stephen Harper, chefe de governo desde 2006 e que está concorrendo a um quarto mandato.

[SAIBAMAIS2]De acordo com o Instituto Nanos, os liberais contam com 38,2% das intenções de voto, enquanto os Conservadores e o Novo Partido Democrático (NDP, esquerda) de Thomas Mulcair teriam 30,1% e 21,2% respectivamente.

O bloco Québécois (separatista) teria um apoio de 4,9% e os Verdes 4,7%. Dos 26,4 milhões de eleitores registrados para eleger 338 membros da Câmara dos Comuns, 3,6 milhões já depositaram seu voto na urna com uma semana de antecedência. Uma mobilização que poderia manter a taxa de participação ao nível das eleições anteriores, de 61,1%. Há ainda muitas assembleias de voto por abrir.

O Canadá tem seis fusos horários, e desta forma as assembleias de voto vão ser gradualmente abertas durante todo o dia.

AFP

TAGS