PUBLICIDADE
Notícias

Alemanha examina suspeitas de corrupção na escolha da sede da Copa

A justiça deve avaliar as suspeitas de compra de votos para a escolha, no ano 2000, da sede da Copa do Mundo de 2006. Caso teria sido denunciado pela revista Der Spiegel

06:27 | 19/10/2015
NULL
NULL

A promotoria de Frankfurt está examinado o processo de escolha da sede da Copa do Mundo de 2006, vencido pela Alemanha, e se existem elementos para suspeitar de corrupção, anunciou a procuradora Nadja Niesen nesta segunda-feira, 19.

"Pode ter acontecido corrupção, fraude ou malversação", declarou à SID. A promotora da capital financeira da Alemanha, onde fica a sede da Federação Alemã de Futebol (DFB). "Ainda não iniciamos uma investigação (formal). Faremos isto se a suspeita for confirmada", completou.

Em um primeiro momento, os magistrados "examinarão os documentos a sua disposição", explicou Niesen. A justiça deve avaliar as suspeitas de compra de votos para a escolha, no ano 2000, da sede da Copa do Mundo de 2006.

A revista Der Spiegel revelou o caso na semana passada ao afirmar que o comitê da candidatura alemã criou um 'caixa dois' para a comprar de votos. O ex-presidente da Adidas Robert Louis Dreyfus está no centro das suspeitas.

A DFB nega as acusações, mas admite um pagamento de 6,7 milhões de euros à Fifa, que - afirma - não tem vínculo com o Mundial. "Não paguei dinheiro a ninguém para obter votos na atribuição do Mundial de 2006 a Alemanha", afirmou no domingo Franz Beckenbauer, ídolo histórico do futebol do país e coordenador da candidatura alemã, e depois da organização do torneio.

A Alemanha recebeu 12 votos, contra 11 da África do Sul, após a abstenção do neozelandês Charles Dempsey no último turno da votação.

 

 

AFP

TAGS