PUBLICIDADE
Notícias

Tufão Etau causa fortes inundações no Japão e 140 mil pessoas ficam desabrigadas

09:35 | 10/09/2015
O tufão "Etau" causou fortes chuvas e enchentes de grandes proporções em cidades do leste do Japão nesta quinta-feira, arrastando casas e forçando a retirada de mais de 140 mil pessoas. Ao menos uma pessoa está desaparecida e dezenas estão feridas. Muitos moradores subiram até o telhado das residências para serem resgatados por helicópteros.

O segundo dia de chuvas intensas fez com que o rio Kinugawa transbordasse provocando a inundação de parte da cidade de Joso. Mais de 2.600 tiveram que ser retiradas da cidade, que possui 60 mil moradores e fica a 50 quilômetros de Tóquio.

A Agência Meteorológica do país (JMA, na sigla em inglês) emitiu alerta máximo às cidades de Ibaraki e Tochigi devido a mais previsões de chuvas fortes, inundações e deslizamento de terras. Nas áreas mais afetadas, a quantidade de chuvas em apenas 24 horas foi o dobro do esperado para todo o mês de setembro.

Imagens aéreas mostraram uma ampla faixa da cidade debaixo d'água. As chuvas vieram na esteira da tempestade tropical Etau, que causou enchentes e deslizamentos em outros lugares na quarta-feira.

Cerca de 120 pessoas já foram resgatas. Outras 100 pessoas ficaram presas no segundo andar de um supermercado inundado e mais 80 em uma casa de repouso.

As pessoas que saíram de suas casas estão abrigadas em escolas, centros comunitários e outras áreas mais seguras. O exército tem levado alimentos, cobertores e água para cerca de 780 pessoas em várias comunidades. Fonte: Associated Press.

TAGS