PUBLICIDADE
Notícias

Taleban ataca cidade estratégica de Kunduz, no Afeganistão, após 14 anos

09:35 | 28/09/2015
Centenas de combatentes do Taleban atacaram na manhã desta segunda-feira a cidade estratégica de Kunduz, no Afeganistão, em diversas direções, de acordo com autoridades. No total, três policiais foram feridos e ao menos 20 combatentes terroristas morreram. Este é o primeiro avanço do grupo radical desde 2001, quando foi afastado do poder. A região também é disputada pelos militantes do Estado Islâmico.

Sayed Sarwar Hussaini, porta-voz do chefe de polícia provincial de Kunduz, disse que o ataque começou na madrugada. Os confrontos com as forças do governo ainda estavam em andamento em pelo menos quatro locais nesta manhã, disse ele.

O porta-voz do Teleban,, Zabihullah Mujahid reivindicou a responsabilidade pelo ataque em sua conta no Twitter, dizendo que o Taleban estavam entrando nos hospitais em toda a região em busca de soldados feridos e aconselhou aos moradores que permanecessem dentro de casa.

Abdul Wadood Wahidi, porta-voz do governador da província de Kunduz, disse que edifícios do governo, incluindo hospitais, não tinham sido invadidos pelos rebeldes. Quando o ataque começou, disse ele, os insurgentes haviam invadido "dois postos da polícia fora da cidade, mas foram expulsos em ambos os lugares".

Ele disse que três policiais ficaram feridos, e "mais de 20 corpos de combatentes do Taleban estão no campo de batalha".

"Eles não estão em posição de tomar o controle da cidade", disse Wahidi. "Eles já foram derrotados pelas forças de segurança", acrescentou.

De acordo com Wahidi, os reforços de províncias vizinhas já haviam chegado em Kunduz e tropas da capital Cabul e da cidade de Mazar-i-Sharif estavam a caminho.

Mohammad Yusouf Ayubi, o chefe do conselho provincial de Kunduz, disse que os moradores da cidade são a "grande preocupação" sobre a situação. "Os talebans estão tentando tomar o controle da cidade de Kunduz e é por isso que eles lançaram seus ataques em diferentes direções usando todo o seu poder", disse ele.

A província de Kunduz está em uma encruzilhada estratégica que liga os quatro pontos do Afeganistão. Ela tem sido palco de ataques intensos de insurgentes desde abril e esta é a segunda vez que os talebans tentaram invadir a cidade. Fonte: Associated Press.

TAGS