PUBLICIDADE
Notícias

Paris promove " Dia sem carro " para reduzir poluição

A avenida principal de Paris foi tomada por multidão

10:04 | 28/09/2015
NULL
NULL

A Prefeitura de Paris, na França, realizou neste domingo, 27, um dia em prol da mobilidade sustentável. O evento proibiu o fluxo de carros nas avenidas principais no horário de 11 h às 18h e liberou a parte central da cidade apenas para pedestres.  A ação é uma tentativa de conscientizar sobre a importância da redução dos gases tóxicos dos carros nos grandes centros urbanos.  

 
O "Dia sem Carro" permitiu que a população passeasse a pé, de bicicleta, skate ou patins pela avenida Champs Elysee. O percurso abrange o Arco do Triunfo até o Palácio da Bastilha.


Em entrevista à imprensa local, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que a iniciativa provou que a cidade pode continuar funcionando mesmo sem o fluxo de automóveis e pode se desenvolver sustentavelmente. Serviços de transporte público como ônibus, ambulâncias, viaturas da polícia, carros de bombeiro, táxis e alguns veículos de entregas foram permitidos durante o dia sem carro em Paris.


Paris tem um histórico negativo de poluição por conta dos gases emitidos por automóveis. A cidade já sofreu com o aparecimento de uma nuvem de fumaça que durou uma semana. Após o episódio, foi implementado rodízios em março deste ano na tentativa de reduzir a poluição causada pelos carros.


No Brasil, intervenções na área de mobilidade urbana em favor do transporte público e das ciclovias lideradas pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), renderam elogios por parte da prefeita francesa, que apoiou o prefeito brasileiro e disse "votaria em Haddad".

 

Redação O POVO Online

TAGS