PUBLICIDADE
Notícias

Milhares devem comparecer ao comício pela independência da Catalunha

17:05 | 10/09/2015
Centenas de milhares de pessoas devem comparecer ao comício anual pró-independência da Catalunha, que acontece amanhã, em Barcelona, a apenas três meses das eleições nacionais da Espanha.

No final deste mês, os catalães votarão nas eleições parlamentares regionais, que os ativistas pró-independência transformaram em uma espécie de plebiscito. Se a chapa ganhar no dia 27, eles prometem iniciar um processo de separação sem negociar com Madri.

Uma pesquisa publicada pelo jornal El Mundo na segunda-feira mostrou que os que se opõem à independência estão à frente dos que são a favor, mas dentro da margem de erro. No entanto, a pesquisa mostrou que a chapa pró-independência pode ganhar acentos suficientes para formar uma maioria estreita, caso se alinhe com um partido de extrema-esquerda simpático à proposta.

Há menos de um ano, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, tentou impedir a Catalunha de votar pela cisão da região industrialmente desenvolvida e o assunto já voltou a ser o centro das atenções no país, ameaçando a unidade espanhola.

Rajoy afirmou que considera inconstitucional qualquer movimento em direção à independência e disse que vai trabalhar para evitá-los. "Nenhum ministro espanhol aceitaria isso, nem eu, nem qualquer outro, a menos que seja louco", disse o premiê na semana passada.

A incerteza sobre o futuro político da Espanha ameaça os investimentos na região e pode prejudicar a recuperação econômica do país, que sofreu com o colapso de uma bolha imobiliária e o resgate do sistema bancário há dois anos. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS