PUBLICIDADE
Notícias

Mais de 2 milhões de muçulmanos iniciam peregrinação à cidade de Meca

11:20 | 22/09/2015
Mais de dois milhões de muçulmanos iniciaram os ritos da peregrinação anual com destino à cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita, para realizar uma série de rituais e orações destinados a apagar os pecados do passado. A peregrinação, conhecida como hajj, ocorre após o acidente no início deste mês que matou 109 pessoas, quando uma grua caiu sobre uma mesquita.

Os peregrinos recém-chegados começam a caminha em torno da cubo preto, conhecido como Caaba, reverenciada pelos muçulmanos na Mesquita Sagrada de al-Mashid e considerada pelos devotos do islamismo como o lugar mais sagrado de todo o mundo.

Durante o hajj, que tem duração de seis dias, os peregrinos devem respeitar o ihram, um estado de pureza durante o qual não podem usar perfume, cortar as unhas, usar maquiagem ou fazer a barba. As mulheres usam burcas que cobrem todo o corpo, com exceção do rosto e das mãos, enquanto os homens usam vestes brancas sem costura, o que simboliza a igualdade do ser humano diante de Deus, independentemente da riqueza, raça ou status.

Todos os muçulmanos fisicamente aptos e de boa saúde devem realizar o hajj pelo menos uma vez na vida. Os peregrinos começam a hajj em Meca, antes de irem para a cidade vizinha de Mina.

O primeiro momento da peregrinação é conhecido como o dia de Tarwiah, no qual os peregrinos costumam dar de beber a seus animais e armazenam água para seguir até o Monte Arafat, a 10 km de Mina. Eles passam o primeiro dia rezando e recitando o Alcorão. A peregrinação termina depois com o chamado dia de Arafat. Fonte: Associated Press.

TAGS