PUBLICIDADE
Notícias

Israel acusa Rússia de enviar apoio a tropas pró-Assad na Síria

12:30 | 10/09/2015
Tropas russas chegaram à Síria nos últimos dias para ajudar o sitiado governo do presidente Bashar Assad em sua luta contra militantes do Estado Islâmico, segundo o ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon. A aliança com Moscou poderia ajudar o líder sírio a reverter suas recentes perdas na guerra civil do país, que entrou em seu quinto ano.

Yaalon disse que russos enviaram assessores militares bem como forças ativas, com o objetivo principal de estabelecer uma base aérea. A base, perto da cidade síria de Latakia, poderia implantar caças e helicópteros em ataques contra militantes do Estado Islâmico.

"Até onde entendemos, nesta fase estamos a falar de uma força limitada que inclui conselheiros, uma equipe de segurança e preparações para aviões e helicópteros de combate", disse Yaalon em uma coletiva com jornalistas israelenses.

Yaalon disse que o primeiro objetivo da Rússia era para proteger seus interesses na Síria, nomeadamente a sua base naval no território. Ele não entrou em detalhes sobre como Israel sabia da ajuda militar da Rússia para a Síria.

A alegação foi a mais recente indicação de uma escalada militar russa na Síria, que tem preocupado os Estados Unidos e a Organização dos Países do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Moscou tem apoiado Assad durante toda a guerra civil do país, que já matou mais de 250 mil pessoas. O presidente russo, Vladimir Putin, tem procurado lançar suprimentos de armas para o governo de Assad como parte dos esforços internacionais para combater o grupo Estado Islâmico e outras organizações militantes na Síria.

Mas Putin não descartou a possibilidade de um papel maior e este movimento poderia significar que ele decidiu agora intervir diretamente em nome de Assad. Os EUA e seus aliados veem Assad como a causa da crise síria. Fonte: Associated Press.

TAGS