PUBLICIDADE
Notícias

EUA expressam preocupação com movimentos militares da Rússia na Síria

16:55 | 08/09/2015
Forças russas levaram pessoal, aviões e equipamentos para a Síria nos últimos dias, levantando temores de que Moscou esteja agindo para estabelecer uma nova base militar para ajudar o presidente sírio Bashar al-Assad, segundo informações de autoridades militares dos EUA.

Embora a Rússia tenha há tempos presença militar na Síria, autoridades norte-americanas expressaram receios de que o mais recente fluxo de suporte de Moscou seja um esforço para aumentar a ajuda a Assad. "Vemos todas as indicações de que eles estão ficando prontos para estabelecer um grande centro de operações aéreas", disse uma autoridade sênior do exército dos EUA.

Durante o fim de semana, aviões de passageiros e de cargas russos voaram para uma base aérea na cidade de Latakia, no sul da Síria, de acordo com fontes. Isso ocorreu depois de a construção de casas prefabricadas na base aérea sugerirem que a Rússia está se preparando para despachar centenas de tropas para o país.

Relatos sobre os movimentos da Rússia levaram o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, a fazer um telefonema para o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Em resposta, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que seu país fornece suporte militar à Síria há décadas.

"Nós temos grandes contratos que foram concluídos cinco ou sete anos atrás e estamos cumprindo completamente. Portanto, estamos considerando várias opções, mas no momento (...) um envolvimento militar direto não está na agenda", afirmou Putin. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS