PUBLICIDADE
Notícias

Durante visita aos EUA, papa se encontra com Obama na Casa Branca

10:25 | 23/09/2015
NULL
NULL

Atualizada às 10h45min

 

O presidente Barack Obama ofereceu nesta quarta-feira uma franca e emotiva boas-vindas ao papa Francisco à Casa Branca, ao elogiar a humildade e generosidade do pontífice e sua mensagem de amor e esperança que inspira o mundo todo.

"O porte e o espírito do encontro de hoje é apenas um pequeno reflexo da profunda devoção dos 70 milhões de católicos americanos e a maneira que sua mensagem de amor e esperança inspirou tantas pessoas em nosso país e no mundo", afirmou Obama.

[VIDEO1]

 

Misturando política, religião e emoção, o papa Francisco e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, devem se encontrar no Salão Oval da Casa Branca, a fim de discutir questões caras aos dois. O pontífice deve fazer suas declarações iniciais nos EUA no jardim da Casa Branca, para mais tarde se encontrar com bispos norte-americanos.

 

A fala do papa aos bispos é bastante aguardada, diante de uma certa desconexão entre o foco de Francisco na justiça social e em uma Igreja piedosa e das guerras culturais que os bispos norte-americanos lançaram nos últimos anos em relação ao aborto e aos direitos dos gays. Washington é a primeira parada de uma visita de seis dias do religioso ao país.

 

Obama deve buscar o apoio do papa em temas como o combate às mudanças climáticas e à desigualdade social, entre outros. Em outras questões, como aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo, os dois divergem.

 

Francisco deve ainda nesta quarta-feira canonizar um religioso espanhol, Junípero Serra, que levou a fé católica à Califórnia. Ele deve celebrar a missa de canonização de Serra em espanhol, com 25 mil fiéis presentes.

 

Na quinta-feira, Francisco será o primeiro papa a falar no Congresso dos EUA. Além disso, deve ter encontros com imigrantes, presos e sem-teto no país. Ele deve se reunir com imigrantes e outras pessoas ajudadas por entidades de caridade em Washington e com prisioneiros na Pensilvânia. Fonte: Associated Press.

TAGS