PUBLICIDADE
Notícias

Deputado chileno denuncia agressão e prisão em Cuba

17:00 | 07/09/2015
O deputado chileno Felipe Kast disse nesta segunda-feira que foi agredido e preso em Havana enquanto protestava com um grupo de dissidentes cubanos chamado Damas de Branco. "Fui jogado ao chão, algemado e levado a um lugar sem poder me explicar ou entender a razão de tudo aquilo", disse ao voltar ao Chile. Casado com uma cubana, ele afirmou que havia viajado para a ilha para visitar parentes.

O Damas de Branco era originalmente um grupo de esposas de presos políticos, mas à medida que eles foram sendo soltos muitas fundadoras deixaram a organização, que acabou se transformando em um movimento de dissidentes do governo dos irmãos Fidel e Raúl Castro. "Ver um Estado, um governo que ataca suas próprias mulheres é muito duro. No Chile, já vivemos violações dos direitos humanos no passado", comentou Kast.

O porta-voz do governo chileno, Marcelo Díaz, disse que "lamenta o ocorrido" e que qualquer reação da administração da presidente Michelle Bachelet depende de uma análise da chancelaria. O governo cubano não comentou o caso. Fonte: Associated Press.

TAGS