PUBLICIDADE
Notícias

Arábia Saudita produz mais de 10 milhões de bpd de petróleo pelo 6º mês seguido

12:35 | 11/09/2015
A Arábia Saudita continua a produzir grandes volumes de petróleo bruto em 2015 e mantém sua política de priorizar a participação no mercado global, em detrimento do aumento de receitas. Em agosto, o país extraiu 10,3 milhões de barris por dia, o que significa que a produção saudita superou 10 milhões de barris por dia por seis meses consecutivos.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), essa é uma forte indicação de que o país não está disposto a voltar atrás sobre os pedidos de alguns de seus parceiros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que querem cortar a produção da commodity para estimular o aumento dos preços. A agência também afirma que houve uma queda de 100 mil barris diários na produção do país em agosto devido a uma leve redução nas exportações.

A demanda da Arábia Saudita por petróleo deve ficar abaixo dos 3% em 2016 como reflexo das receitas reduzidas, que pressionam os gastos do governo, segundo a AIE. O consumo do país cresceu mais de 63% na última década devido ao aumento da capacidade de refino aliado à produção interna de energia, que é altamente subsidiada.

A AIE estima que a demanda média será de 3,3 milhões de barris por dia em 2015 - um aumento de 3,6% em relação a 2014. O subsídio da gasolina é visto como um meio de partilha de riqueza pelos sauditas e o governo não dá sinais de que vai reduzi-lo. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS