PUBLICIDADE
Notícias

UE apela por ajuda para Grécia e Hungria em operações para imigrantes

10:45 | 07/08/2015
A União Europeia apelou nesta sexta-feira a seus membros para cumprir suas promessas de entregar aviões e outros ativos para que sua agência de fronteiras possa lidar com a chegada de imigrantes na Grécia e na Hungria.

Os líderes da UE se comprometeram em abril a triplicar o orçamento da agência Frontex e a entregar mais ativos, enquanto milhares de pessoas fugindo de conflitos e da pobreza seguem para a Europa em busca de uma vida melhor. Mais de 2 mil imigrantes morreram neste ano ao cruzar o Mediterrâneo. "Se não tivermos esses ativos, isso minaria seriamente a capacidade da Frontex de realizar suas operações", afirmou a porta-voz Natasha Bertaud, da UE.

Muitos países comprometeram ativos para o uso no curto prazo, mas a porta-voz disse que mais aviões e "assistência técnica" como pessoal e veículos para patrulhas são necessários para Grécia e Hungria.

A Frontex disse que quase 50 mil imigrantes chegaram à UE em julho através da Grécia, enquanto em todo o ano passado chegaram 41.700. A Grécia é o ponto de entrada mais usado na Europa para os imigrantes, a maioria deles da Síria e do Afeganistão. Fonte: Associated Press.

TAGS