PUBLICIDADE
Notícias

Rainha Elizabeth participa de comemoração dos 70 anos do final da guerra na Ásia

A Rainha Elizabeth II assistiu a uma celebração matutina da igreja de St. Martin-in-the-Fields, próxima à emblemática Praça Trafalgar

16:40 | 15/08/2015
NULL
NULL
Veteranos com suas condecorações desfilaram pelo centro de Londres neste sábado, 15, na comemoração do aniversário de 70 anos da vitória sobre o Japão e o final da Segunda Guerra Mundial.

 

A lenta caminhada dos anciãos, alguns inclusive sobre cadeiras de rodas, recordou os sofrimentos e a vitória final da campanha asiática, que durou quatro anos e meio. Milhares de pessoas aplaudiram a marcha.

 

Foi o final comovente de uma jornada de cerimônias e recordação. A Rainha Elizabeth II assistiu a uma celebração matutina da igreja de St. Martin-in-the-Fields, próxima à emblemática Praça Trafalgar.

 

Alguns levaram as condecorações obtidas por seus pais e avós, em sinal de orgulho e recordação daqueles que sentem que o país, por dar maior importância à guerra contra a Alemanha Nazista, não recorda com a consideração necessária a guerra contra o Eixo na Ásia.

 

"Creio que é muito importante para os veteranos porque eles se sentem como um exército esquecido", disse Pauline Simpson, do comitê organizador. "Seus companheiros que lutavam na Europa regressaram em maio de 1945 e foram recebidos com grandes festejos. Para muita gente, ali foi o fim da guerra. Mas muitos homens que seguiam em cativeiro no Extremo Oriente nem sabiam que a guerra havia acabado. Esses homens só voltaram para casa três ou quatro meses depois."

 

Na cerimônia, os veteranos também cantaram hinos clássicos do exército britânico e foram homenageados pelos atuais membros das forças armadas.

 

Associated Press

TAGS