PUBLICIDADE
Notícias

Protestos contra o governo reúnem milhares de pessoas no Líbano

17:00 | 29/08/2015
Milhares de pessoas protestaram neste sábado contra o governo do primeiro-ministro do Líbano, Tammam Salam. As manifestações, que começaram em função de problemas na coleta de lixo, ameaçam engolfar o país em uma grave crise política. Dezenas de pessoas ficaram feridas ou foram presas nos últimos dias.

Neste sábado, a política fechou várias ruas para impedir os manifestantes de se aproximarem de prédios do governo. A histórica Praça dos Mártires, no centro de Beirute, ficou lotada. O público, formado em sua maioria por jovens, cantava dizeres contra a corrupção. Muitos tinham a bandeira do país pintada no rosto.

Os protestos parecem ter atraído um grande número de cidadãos desiludidos com a má qualidade dos serviços básicos, angariando suporte em vários grupos do cenário político, que tem grandes divisões sectárias e religiosas. Alguns partidos, como o movimento xiita Hezbollah, que é apoiado pelo Irã, se solidarizaram com o movimento, mas não tem presença explícita nos protestos.

"Esse protesto é para nos devolverem nossos direitos humanos básicos", diz Nadim Khairallah, um cineasta de 27 anos que estava na origem dos protestos. "Não queremos um Estado policialesco, queremos um governo que realmente funcione. Queremos partidos políticos de verdade, não velhos clãs familiares. Queremos propostas reais, programas reais, com os quais possamos nos identificar", acrescenta. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS