PUBLICIDADE
Notícias

Morre aos 94 anos Forrest Bird, inventor do respirador moderno

Bird faleceu no último domingo, 2, em sua casa em Sagle. Com a invenção 'Baby Bird' ajudou a reduzir mortalidade infantil

08:09 | 05/08/2015

Forrest Bird, um aviador americano que salvou incontáveis vidas ao inventar o primeiro respirador moderno, morreu aos 94 anos. Bird faleceu em sua casa em Sagle, Idaho (norte), no último domingo, 2, informou em um comunicado a associação americana para o tratamento de doenças respiratórias (AARC, em inglês).

"Bird foi um verdadeiro pioneiro no cuidado respiratório e na medicina pulmonar", disse Frank Salvatore, presidente da associação.

Piloto experiente que conheceu Henry Ford e Orville Wright quando jovem, Bird se interessou na ventilação mecânica quando era piloto militar durante a Segunda Guerra Mundial.

Quando pilotava um bombardeiro Junkers 88, dos Estados Unidos, chamou sua atenção um regulador encontrado na cabine, usado para fornecer oxigênio aos pilotos a grandes altitudes.

Ele aperfeiçoou o aparelho e, com o tempo, desenvolveu o Bird Mark 7, qualificado pela AARC como "o primeiro respirador moderno para usar em pacientes críticos".

Com o passar dos anos, este respirador substituiu as pesadas máquinas pulmonares usadas em todos os hospitais dos Estados Unidos ou no exterior, em particular para tratar a pólio.

Este respirador de baixo custo, comercializado maciçamente como Baby Bird, foi introduzido no mercado em 1970 e ajudou a reduzir a mortalidade de crianças com problemas respiratórios a menos de 10%.

Bird foi incorporado ao Hall da Fama dos Inventores em 1995.

Em seu obituário, publicado nesta terça-feira, 4, o jornal local "Bonner County Daily Bee" anunciou que Bird faleceu "acompanhado de sua família", mas não deu detalhes das causas de sua morte.

 

Redação O POVO Online com informações da AFP

TAGS