PUBLICIDADE
Notícias

Irã nega acesso da ONU a militares e cientistas, complicando acordo nuclear

20:00 | 05/08/2015
O Irã se recusou a deixar inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) a entrevistar militares e cientistas para investigar alegações de que Teerã mantinha um programa secreto de armas nucleares, disse o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano.

A posição do Irã dificulta a investigação da AIEA sobre suposto programa militar nuclear iraniano - um estudo que está programado para ser concluído até meados de outubro, conforme exigido pelo acordo nuclear marco firmado entre as potências mundiais e o Irã em 14 de julho, em Viena.

A AIEA vem tentando há mais de cinco anos interrogar Mohsen Fakhrizadeh-Mahabadi, um oficial militar iraniano que os EUA, Israel e a AIEA suspeitam ter supervisionado trabalhos de armamento em Teerã até pelo menos 2003.

Amano disse que Teerã ainda não concordou em deixar Fakhrizadeh-Mahabadi ou outros oficiais militares iranianos e cientistas nucleares a ajudar a AIEA a concluir sua investigação. Ele sinalizou acreditar que sua agência poderia completar sua investigação mesmo sem acesso ao pessoal do primeiro escalão iraniano. O Irã tem repetidamente negado que ter um programa secreto de armas nucleares. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS