PUBLICIDADE
Notícias

Homem ateia fogo no corpo em frente a Embaixada do Japão em Seul

13:10 | 12/08/2015
Um sul-coreano de 80 anos ateou fogo em seu corpo nesta quarta-feira em frente a embaixada do Japão em Seul, na Coreia do Sul, em protesto contra o recrutamento por parte do Japão de escravas sexuais durante a Segunda Guerra Mundial.

Alguns manifestantes tentaram apagar as chamas com o cobertores e garrafas de água, antes da chegada dos bombeiros, que o levaram para o hospital. O homem, identificado pela polícia como Choi Yeon-yeol, estava inconsciente e enfrentando dificuldade respiratórias, de acordo com funcionários do hospital. Choi sofreu queimaduras de terceiro grau no rosto, pescoço, braços e parte superior do corpo e estava respirando com a ajuda de aparelhos.

O protesto, realizado em frente da Embaixada do Japão e com a participação de centenas de

pessoas, ocorreu dias antes do 70º aniversário da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial que libertou a Península da Coreia do domínio colonial japonês.

Kim Sun-min, que estava entre as várias pessoas que correram para ajudar a apagar as chamas do corpo de Choi Yeon-yeol, disse que não tinha notado ele antes até ele ter colocado fogo em seu corpo em canteiro de flores. Pedaços de algodão queimados e uma pequena garrafa com cheiro de gasolina foram encontrados no local. A manifestação continuou depois que o idoso foi levado ao hospital.

Os motivos que levaram Choi a praticar o ato ainda não estão claros. Uma declaração de cinco páginas foi encontrada em sua bolsa, aparentemente escrita por ele, condenava o Japão por suas posição sobre questões relacionadas com o seu domínio colonial na Coreia e

conduta durante o tempo de guerra, de acordo com o oficial de polícia de Seoul, Seo Hyeon-su. Fonte: Associated Press.

TAGS