PUBLICIDADE
Notícias

Grécia deve convocar voto de confiança no Parlamento e pode antecipar eleições

09:10 | 17/08/2015
O governo da Grécia deve convocar um voto de confiança no Parlamento, após uma rebelião de congressistas do partido governista Syriza contra o novo pacote de ajuda financeira ao país, segundo autoridades da própria administração.

O ministro da Energia e do Meio Ambiente, Panos Skourletis, disse em entrevista à emissora Skai que a votação parlamentar de confiança é "evidente por si mesma", após na sexta-feira quase um terço dos deputados do Syriza se recusarem a avalizar o acordo entre o governo grego e seus credores. Como a ala mais à esquerda do partido não dá sinais de recuo, Skourletis afirmou que o primeiro-ministro Alexis Tsipras deveria convocar eleições antecipadas, caso perca no voto de confiança.

Tsipras dependeria do apoio de oposicionistas para conseguir o voto de confiança. O premiê demitiu do governo o ministro da Energia anterior, Panayiotis Lafazanis, por integrar o grupo dos contrários ao acordo. Lafazanis agora é o líder do grupo do Syriza que se opõe às condições aceitas por Tsipras para receber o pacote de 86 bilhões de euros (US$ 95 bilhões) em empréstimos.

No domingo, o Partido Socialista (Pasok) se uniu à oposição conservadora ao dizer que não apoiaria o premiê em qualquer voto de confiança. O Pasok disse que apoiava o governo apenas para impedir a ruína financeira da Grécia, mas esse aval não mais seria dado. O conservador Nova Democracia já disse que não apoiará o governo. Fonte: Associated Press.

TAGS