PUBLICIDADE
Notícias

Governo da Turquia não chega a acordo com oposição e eleva temor de nova eleição

13:35 | 13/08/2015
A última rodada de negociações na Turquia para a formação de uma coalizão entre o Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, com o líder do Partido Democrático do Povo (HDP), Kemal Kilicdaroglu, terminou sem acordo, o que eleva os temores de uma eleição antecipada. Muitos do partido que está no poder preferem novas eleições em vez de uma aliança.

Em junho, o partido do governo turco, o AKP, perdeu pela primeira vez em 13 anos sua maioria parlamentar. A perda da maioria força o partido a procurar uma aliança para permanecer no poder. Novas eleições são suscetíveis de ocorrer se nenhum governo for formado até fim da próxima semana. O primeiro-ministro fará um anúncio sobre os próximos passos até 23 de agosto, prazo final para formar o próximo governo da Turquia.

O presidente, Recep Tayyip Erdogan, disse na terça-feira que vai esperar que os legisladores formem um governo até que o tempo acabe para pedir eleições antecipadas. Relatos apontam a preferência de Erdogan por novas eleições na esperança de que o partido possa reconquistar sua maioria.

Um aumento acentuado da violência na Turquia e a campanha liderada pelos EUA contra o grupo Estado Islâmico aumentou a pressão sobre o partido no poder, que atualmente dirige um governo interino para formar uma aliança e acabar com a incerteza política.

Nos mercados, o dólar chegou a atingir o nível recorde de 2,8315 liras turcas após nenhum acordo ser fechado. A mínima histórica da lira turca tinha sido atingida no dia 8 de junho, um dia após as eleições.

A moeda turca também ficou sob pressão em relação ao euro, enfraquecendo quase 1% para 3,1356 liras. Os juros dos títulos do governo de dois anos subiu para 10,04%, de 10,01% no fechamento de quarta-feira. Enquanto isso, o principal índice de ações da Turquia BIST-100 caiu 2,6%. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

TAGS