PUBLICIDADE
Notícias

Estudo aponta que 10 países da América Latina são os mais positivos do mundo

É o quarto ano consecutivo em que o Paraguai lidera a lista. Ano passado, apenas um país não latino-americano estava entre os dez primeiros: Dinamarca.

13:23 | 27/08/2015
Dez países latino-americanos, com o Paraguai no topo, lideram a lista dos mais positivos do mundo pelas emoções experimentadas por seus moradores, segundo o estudo anual mundial de bem-estar realizado pela consultora Gallup e divulgado nesta quinta-feira.

Paraguai (87%), Colômbia, Equador e Guatemala (84%), Honduras, Panamá e Venezuela (82%), Costa Rica, El Salvador e Nicarágua (81%) registram as porcentagens mais altas de experiências positivas diárias, de acordo com a pesquisa "Emoções Globais" para 2014, que a Gallup realiza há dez anos.

"As pessoas na América Latina são as que mais provavelmente experimentam muitas emoções positivas diariamente no mundo", afirma o estudo, que pela primeira vez tem dez países da região no topo da lista.

Segundo a Gallup, "o fato de tantas pessoas falarem de sentir emoções positivas na América Latina reflete ao menos em parte a tendência cultural na região de se focar na parte positiva da vida".

É o quarto ano consecutivo em que o Paraguai lidera a lista. Na pesquisa divulgada no ano passado havia apenas um país não latino-americano entre os dez primeiros: Dinamarca.

Entre os países mais infelizes do mundo, ou seja, com maior porcentagem de "experiências negativas", aparecem Iraque (56%), Irã (50%), Camboja (46%), Libéria (45%) e Sudão do Sul (44%). Um país da América Latina aparece entre os dez mais infelizes: Bolívia (41%).

No total, 71% das pessoas consultadas no mundo inteiro disseram que sentem alegria, sorriem ou riem muito, sentem-se bem descansadas e tratadas com respeito. Esta porcentagem permaneceu estável ao longo dos anos.

Para o estudo, que pode ser consultado no site http://www.gallup.com/services/184850/gallup-2015-emotions-report.aspx, a consultora entrevistou mil pessoas com mais de quinze anos de 148 países. Entre as perguntas formuladas para reconhecer experiências positivas estavam, por exemplo, "se sentiu bem descansado ontem?", "Foi tratado com respeito durante todo o dia de ontem?", "Sorriu ou riu muito ontem?".

Do lado das experiências negativas, as perguntas estiveram vinculadas às sensações de dor física, preocupação, tristeza, estresse e raiva.

AFP
TAGS