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Como os booktubers estão mudando o mercado literário

10:04 | 10/08/2015
Jovens que apresentam livros no Youtube são descobertos por editoras, que aos poucos começam a investir em modelo inovador para atrair interesse sobre lançamentos e obras clássicas. Com o cabelo tingido, ela aparece em frente à câmara e explica como acabou de reorganizar a sua lista de livros para serem lidos o que ela chama de TBRs ou To Be Reads. Ela o fez por cor do rosa ao púrpura e mostra 66 obras que adquiriu e planeja ler, resumindo em uma breve frase do que cada um se trata. Ela é conhecida "Little Book Owl", a corujinha dos livros. Qualquer um que pretende ter sucesso como booktuber pode se inspirar nesse estilo, que parece funcionar muito bem: seu canal tem quase 132 mil assinantes. Ela dá algumas dicas para isso em um vídeo chamado How to booktube. Como a sugestão de um amigo Trata-se de uma forma moderna de propaganda boca a boca. A maioria dos blogueiros não é realmente de analistas ou críticos literários os booktubers menos ainda. Mesmo assim, milhares de pessoas acessam seus vídeos para ouvir o que eles têm a dizer sobre um determinado livro. A Alemanha já tem as suas próprias celebridades no ramo. Lucie Redhead, por exemplo, foi uma das personagens mais aguardadas do Kölner VideoDays 2015 festival de produtores de vídeos no Youtube na cidade de Colônia. Apesar de Lucie fazer uma performance solo em seus vídeos, ela tem o apoio de uma equipe, o que também é o caso de muitas estrelas emergentes na internet. Sara Bow, cujo verdadeiro nome é Sara Garic, é uma vlogueira alemã que dá dicas de maquiagem e moda nos seus canais do Youtube. Desde 2013, ela também é uma booktuber "profissional". Sara tem quase 20 mil assinantes no Youtube e 3 mil seguidores no Twitter. Cinco pessoas trabalham com ela na produção dos vídeos: um fotógrafo, um diretor de cooperação, um assistente e dois editores. Em seus comentários, muitas vezes, ela cita a sua equipe. Eu me divirto tanto com as pessoas online. Se eu posso inspirar o meu público a ler, sinto que faço sucesso com o que eu estou fazendo, explica. O sucesso também compensa financeiramente. Profissionais da indústria acreditam que, uma vez que você atinge 100 mil assinantes, pode se sustentar com um canal no Youtube. Mas é claro que cosméticos e moda são mais lucrativos do que livros. Novos canais Muitas editoras começaram a trabalhar com blogueiros ou booktubers da mesma forma que colaboram com jornalistas profissionais especializados em literatura. As editoras veem nesse novo modelo uma forma de atingir o público entre 18 e 34 anos. A Random House, por exemplo, criou em março deste ano o seu próprio portal para blogueiros, onde eles podem ter acesso a cópias. A empresa também apresenta seus lançamentos especialmente para os booktubers de maior destaque. #bbigf# Os booktubers podem definitivamente impulsionar vendas, pelo menos nos gêneros mais populares entre adolescentes e jovens adultos, como fantasia e as chamadas light novels romances com ilustração, em geral no estilo anime. Mas não é somente por dinheiro que os livros são apresentados em vídeo. Um exemplo particularmente inovador é o Thug Notes, produzido pelo grupo de mídia californiano Wisecrack´. A ferramenta é uma criação do comediante Greg Edwards, especialista em stand-up, e dos autores Joseph Salvaggio e Jared Bauer, entre outros. O slogan da série é Thug Notes: Literatura Clássica. Gangster Original, que resume a filosofia do canal. O modelo adotado é o uso de "gangsta rap", animações e gráficos engraçados. Eles apresentam trabalhos literários importantes de obras de Shakespeare, passando pelo clássico 1984, de George Orwell, até o romance mais recente de Harper Lee Go Set a Watchman. Eu criei o 'Thug Notes' porque notei que existia uma lacuna no Youtube. Existem milhares de canais de educação bem-sucedidos que se concentram em ciências exatas, mas nenhum sobre ciências humanas. É muito difícil fazer as pessoas se interessarem por artes, especialmente a audiência jovem. Como alguém pode despertar o interesse em algo como Grandes esperanças [de Charles Dickens]? Para isso você tem que fazer algo radical, explica Jared Bauer. O rap foi o meio que ele considerou apropriado para aplicar esse conceito. O hip hop é tão abrangente internacionalmente que ele oferece uma nova ferramenta de identidade para a apresentação, que possibilita atrair o público mais jovem aos nossos vídeos, explica o comediante Greg Edwards. Nós fazemos resumo e análise sobre os livros de um jeito engraçado, exagerado, de uma forma mais próxima a esse público, assim as pessoas ficam interessadas em ler o livro e formar a sua própria opinião, afirma. O canal tem meio milhão de assinantes. Autor: Sabine Peschel (mp)Edição: Rafael Plaisant
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