PUBLICIDADE
Notícias

Alemanha diz que precisa de tempo para avaliar os termos do resgate da Grécia

12:45 | 12/08/2015
O governo alemão elogiou a cooperação do governo da Grécia na elaboração de um terceiro programa de resgate para o país, mas alertou que precisa de mais tempo para avaliar inteiramente os termos do acordo fechado com os credores na terça-feira.

Os comentários cautelosamente positivos foram feitos depois de a Alemanha receber na noite de ontem um documento que contém a base para o novo resgate grego, de até 86 bilhões de euros (US$ 95 bilhões), e inclui as medidas que Atenas precisa implementar em troca de mais assistência financeira.

Steffen Seibert, porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, disse que a cooperação do governo grego durante as últimas semanas e o plano para votar as medidas do resgate no Parlamento na quinta-feira são um "resultado notável" em comparação com as negociações realizadas anteriormente.

"A direção do acordo está correta", afirmou Seibert. "No entanto, neste momento simplesmente não é possível dizer se já é hora de o Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento alemão) ser consultado sobre a questão", acrescentou. O Parlamento da Alemanha, assim como o de outros países da zona do euro, precisa aprovar o plano de resgate grego.

A Grécia e as quatro instituições que supervisionam o programa de resgate - a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e o fundo de resgate da zona do euro - estão se esforçando para finalizar o acordo a tempo de a Grécia pagar 3,2 bilhões de euros em uma dívida para o BCE que vence em 20 de agosto.

Um porta-voz do Ministério de Finanças da Alemanha afirmou que se um acordo não for possível até 20 de agosto, a opção seria fornecer à Grécia um empréstimo-ponte. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS