PUBLICIDADE
Notícias

Textos de Jane Austen ajudam hackers a espalhar vírus

Apesar dos dados levantados pela Cisco Security, a pessoa por trás da pirataria literária e por que este romance foi escolhido em vez de outros ainda é um mistério

10:47 | 28/07/2015
NULL
NULL

Hackers do século XXI teriam uma queda por um clássico da literatura do século XIX, o romance "Razão e Sensibilidade", de Jane Austen. As passagens são utilizadas como uma nova maneira de esconder uma série de vírus, que permite se infiltrar ilegalmente em computadores e redes informáticas, de acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira, 28,  pela Cisco Security.

"Adicionar passagens de um texto clássico às páginas na internet (usadas por hackers) é uma técnica de dissimulação muito mais eficaz do que a abordagem tradicional de usar um texto aleatório", explicaram os pesquisadores.

De acordo com o relatório, o uso de textos de obras contemporâneas, como revistas ou blogs, é outra estratégia eficaz. "Os antivírus e outros sistemas de segurança são mais propensos a considerar tal página como segura depois de 'ler' esses textos", explicaram.

A Cisco informou que encontrar referências aos personagens de Jane Austen em uma página web "pode confundir, mas não é uma razão de preocupação imediata". Mesmo assim,  Jason Brvenik, engenheiro da empresa, disse que a opção pelos clássicos de Austen ainda é um mistério. "Isto é uma seleção aparentemente aleatória, mas sempre vem deste livro", disse à AFP.

Os pesquisadores apontam que este é apenas um exemplo da capacidade dos hackers de inovar para contornar a proteção do computador.

Redação O POVO Online (com informações da AFP)
TAGS