PUBLICIDADE
Notícias

Surfista que ajudou colega atacado por tubarão receberá prêmio

O surfista atacado garantiu que o episódio não fará com que ele abandone sua paixão, o surfe.

10:43 | 21/07/2015
NULL
NULL

O surfista australiano que correu em socorro de seu colega e compatriota Mick Fanning quando este estava sendo atacado por um tubarão, no último domingo, na África do Sul, foi indicado a um prêmio por seu gesto heroico, pelo governo de seu país. Já o surfista atacado garantiu que o episódio não fará com que ele abandone sua paixão, o surfe.

Julian Wilson se encontrava dentro d'água, a poucos metros de Fanning, competindo como ele na final do torneio mundial em Jeffreys Bay, na província oriental do Cabo, quando o tubarão apareceu.

No momento em que Fanning foi derrubado de sua prancha e atacava desesperadamente o animal, Wilson, invés de se afastar do perigo, remou sem hesitar até ele para tentar ajudá-lo, até que os dois foram resgatados pelas equipes de salvamento.

[SAIBAMAIS 1] 

"O que vimos na África do Sul foi o companheirismo em sua máxima expressão", afirmou a primeira-ministra do estado australiano de Queensland, Annastacia Palaszczuk, em um comunicado.

"Wilson deixou de lado sua própria segurança e ignorou o risco evidente para sua vida para poder ajudar um companheiro de Queensland. Qualquer pessoa que vá na direção de um tubarão invés de se afastar dele, é muito corajoso, em minha forma de ver".

Fanning, três vezes campeão do mundo e que também saiu ileso do incidente, concordou que Wilson deixou de lado a própria segurança e classificou sua atitude de "gesto maravilhoso".

"Foi muito corajoso e, como já disse, é um guerreiro. Por isso te agradeço, companheiro", afirmou, em coletiva de imprensa conjunta depois de voltarem a Sydney.

Wilson, por sua parte, explicou que simplesmente seguiu seu instinto e que se alguém merece um prêmio é Fanning por lutar contra um tubarão e viver para contar a façanha.

Mick Fanning admitiu estar passando por uma espécie de trauma depois do ataque do tubarão, mas que isso não fará com que deixe de surfar.

"O surfe me deu muitas coisas, e também a minha família. Permitiu que eu superasse momentos dolorosos em minha vida", declarou o surfista, que perdeu seu irmão mais novo, promessa do circuito mundial de surfe, em um acidente de carro em 1998. "Por isso, dar as costas ao surfe não seria uma boa escolha", explicou.

Indagado de voltaria a surfar nas águas de Jeffreys Bay, onde enfrentou o tubarão, não hesitou: "Claro que sim". As imagens do ataque são apavorantes. Fanning, apelidado de 'Relâmpago Branco', esperava pela onda perfeita durante a competição quando o tubarão surgiu por trás dele.

Fanning começou a remar com os pés, mas o o tubarão o fez cair da prancha. Ele começa a se debater desesperado.

Wilson, que estava sobre sua prancha, viu o companheiro em perigo e começou a remar até ele, apesar do perigo.

Fanning é engolido pelas ondas e fica fora do campo de visão das câmeras. Mas ele e Wilson conseguem ser salvos por várias motos aquáticas da organização.

"Acho que alguém velava por mim. Sair ileso de um ataque de tubarão é um verdadeiro milagre", afirmou.

A organização informou que sabia da existência de tubarões perto da área de competição. O J-Bay Open, uma das provas que integram o Circuito Mundial de Surfe, foi cancelado após o susto.

O vídeo do ataque do tubarão foi postado no Youtube e visto ceca de 13,5 milhões de vezes e viralizado no Twitter, comentado inclusive por astros de Hollywood, como a sul-africana Charlize Theron e o australiano Russell Crowe.

Reveja o vídeo do ataque:

[VIDEO1] 

 

AFP

TAGS