PUBLICIDADE
Notícias

Político reformista chinês Wan Li morre aos 99 anos

15:50 | 15/07/2015
Morreu nesta quarta-feira aos 99 anos Wan Li, um político chinês reconhecido pela elaboração de políticas reformistas, informou a mídia estatal. O filho de Wan confirmou que o político morreu em Pequim, segundo a publicação digital estatal The Paper. O canal estatal CCTV também noticiou o falecimento.

Wan era presidente do Congresso Nacional do Povo, principal casa legislativa da China, em 1989, quando estudantes se reuniram na Praça da Paz Celestial, em Pequim, para protestar pela democracia. Nunca ficou claro qual foi o posicionamento de Wan em relação aos manifestantes, embora ele nunca tenha se declarado abertamente contrário à repressão militar violenta que deu fim ao movimento.

No entanto, Wan foi um aliado próximo do secretário-geral do Partido Comunista à época, Zhao Ziyang, que foi deposto por apoiar os estudantes e permaneceu em prisão domiciliar até sua morte, em 2005.

Wan era mais bem conhecido pelas políticas reformistas que começou a implementar no final dos anos 1970, especialmente na zona rural da China.

Enquanto foi chefe do partido na província de Anhui, no leste do país, ele se tornou um pioneiro das reformas rurais chinesas que viriam a substituir o sistema comunal.

Ele também foi um dos primeiros líderes do país a se aposentar de suas posições no partido e no governo, encerrando um costume dos políticos chineses de permanecerem em seus cargos por toda a vida. Fonte: Associated Press.

TAGS