PUBLICIDADE
Notícias

Mais 80 pessoas evacuadas no México por erupção do vulcão de Colima

16:56 | 11/07/2015
NULL
NULL
O vulcão de Fogo de Colima, na região oeste do México, continuava expelindo materiais incandescentes neste sábado, 11, o que levou à evacuação de 81 habitantes de comunidades vizinhas, que amanheceram debaixo de uma camada de cinzas de até cinco centímetros.

Com 3.860 metros de altura, o vulcão de Colina emitiu fluxos piroclásticos por suas ladeiras, informou o coordenador nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente, em seu Twitter. Segundo as autoridades, esta é a atividade mais violenta do vulcão desde 2005. No entanto, esperam que nos próximos dias essa atividade diminua lentamente.

As emissões vulcânicas tiveram início na noite de sexta, 10, e as autoridades evacuaram imediatamente a localidade de Yerbabuena. Outras sete comunidades foram afetadas pelas cinzas. As autoridades restringiram qualquer atividade num raio de 5 km em torno do vulcão.

Neste sábado, o vulcão Popocatépetl - o segundo mais importante do México com 5.452 metros e a 55 km da capital-, também lançou uma coluna de cinzas de mais 2 km. O Popocatépetl, situado nos limites dos estados de Puebla, Morelos e México (centro), registra constantes emissões que geram colunas de cinzas que às vezes chegam a 10 km de altura.
AFP
TAGS